NOSSA HISTÓRIA

Em 2008, o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) promoveu, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), o I Encontro de Jovens Processualistas. Nesse evento, além da discussão de ideias jurídico-processuais, os participantes assumiram compromisso de formar grupos regionais, a fim de promover, em todo o Brasil, o debate em torno do Direito Processual.

Seguindo essa diretriz, em novembro 2009, em Salvador-BA, foi realizado o I Encontro Norte e Nordeste de Professores de Processo, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, congregando professores dos Estados do Pará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Espírito Santo e Bahia.

O II Encontro foi realizado em Fortaleza-CE, no ano de 2010, quando surgiu a ideia de criação de uma Associação que congregasse mais especificamente os professores de processo do Norte e Nordeste do país.

Com esse espí­rito, durante o III Encontro, realizado em Belém, em outubro de 2011, criou-se, formalmente, a ANNEP Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo.

Além da manutenção de um grupo de discussão, a ANNEP tem dado continuidade do projeto originário, realizando encontros anuais de seus membros, em uma das cidades dos Estados do Norte e do Nordeste do Brasil, como ocorreu em Recife-PE (2012) e como ocorreu em João Pessoa-PB (2013).

Ademais, a Associação tem realizado eventos jurídicos, a exemplo do Congresso Pontes de Miranda e o Direito Processual, ocorrido na cidade de Maceió-AL, em maio de 2013.

Os debates acadêmicos tém surtido bons frutos, como a publicação de quatro coletânea de textos científicos, todas em homenagem a grandes juristas norte-nordestinos, a saber: José de Albuquerque Rocha, José Joaquim Calmon de Passos, José de Moura Rocha e Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda.

Este site visa a ser mais um canal de comunicação da ANNEP com o público, uma espaço virtual para divulgação das ideias e das publicações dos Membros da Associação.

Sejam bem-vindos!

CONTATO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE TERMOS

DESENVOLVIDO POR:

COPYRIGHT 2022